O EYP em Portugal

Em Portugal, o EYP é representado pela Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ). A APPEJ é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos gerida por jovens voluntários. Com objetivos na área da educação, tem como missão desenvolver o interesse dos jovens pela discussão política e social, bem como pelo processo democrático de decisão.

Fundada em 1999, embora as suas atividades tenham começado em 1989, a APPEJ foi até à data responsável pela organização de 35 Sessões de Seleção Nacional, 16 Sessões Regionais, mais de 30 Sessões Escolares, 2 Fórum Inter-Regionais, 1 Fórum Académico, 1 Fórum Internacional e 2 Sessões Internacionais.

A primeira Sessão de Seleção Nacional Portuguesa deu-se em 1990, na cidade do Porto. Desde então foram realizadas 35, sempre com vista a selecionar os jovens delegados que representarão o país primeiramente nas Sessões Internacionais de Outono e Primavera, e secundariamente em Fóruns Internacionais ou Sessões Nacionais noutros países.