O EYP

O European Youth Parliament (EYP), ou Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ) em português, é uma organização educacional independente e apartidária, ativa desde 1987. Atualmente, é uma das maiores plataformas europeias para o debate político, encontros interculturais, trabalho de educação de pares e partilha de ideias entre jovens na Europa. Feito por jovens para jovens, são estes que têm vindo a construir e moldar o projeto há 30 anos. 

O EYP encoraja o pensamento independente e a tomada de iniciativa e decisão por parte dos jovens, ajudando na aprendizagem de aptidões sociais e profissionais consideradas cruciais. Desde a sua conceção, centenas de milhares de jovens participaram em sessões regionais, nacionais e internacionais, estabelecendo amizades e contactos que vão além-fronteiras. Desta forma, o EYP teve uma contribuição vital para alcançar uma unificação europeia e para colmatar lacunas entre culturas.

Enquanto rede de associações independentes, o EYP está presente em 40 países europeus e organiza quase 600 eventos todos os anos. A rede EYP organiza mais de 1500 dias de atividades EYP por ano, que alcançam perto de 35.000 participantes.

Milhares de jovens são voluntários ativos por toda a Europa, tornando o EYP num programa verdadeiramente feito por jovens, para jovens.

A Fundação Schwarzkopf, com sede em Berlim, é a organização guarda-chuva, a nível internacional, do EYP.