Método

O EYP mantém presentes em todos os seus eventos, desde a sua fundação em 1987, três momentos cruciais para o desenvolvimento pessoal dos participantes:

 

Team Building

Team Building

Série de exercícios de grupo destinados a ajudar os participantes a definir as suas regras de trabalho, adaptadas às suas personalidades, e estabelecendo as bases para um Trabalho de Comissão com sucesso. Guiados por voluntários com anos de experiência no PEJ, os participantes aprenderão a ultrapassar preconceitos numa atmosfera saudável de auto e hetero-crítica e de salutar discussão de ideias, ao mesmo tempo que fortalecem o seu espírito de equipa e de entreajuda.

 

Trabalho de Comissão

CW_PedroOliveira

Cada uma das recém-formadas Comissões enfrentará o desafio de escrever uma moção de resolução sobre um dos vários temas em debate. Baseando-se no conhecimento adquirido durante o largo período de preparação que antecede o evento, os jovens trabalharão para encontrar soluções inovadoras e adequadas. Como em todos os eventos do PEJ, o resultado final será sempre o reflexo dos contextos culturais e académicos dos participantes e fruto dos consensos que estes sejam capazes de gerar.

 

Assembleia Geral

GA

Realizada ao longo dos dois últimos dias, reúne todos os participantes do evento, para discutir os resultados do Trabalho de Comissão. Durante os debates, cada Moção é apresentada, debatida e, por fim, votada em plenário. As Resoluções adotadas serão compiladas para posterior divulgação junto de atores da sociedade civil e decisores políticos regionais, nacionais e internacionais.

 

Outros momentos em sessões incluem:

 

Momentos Culturais

O EYP pretende também difundir a cultura dos participantes envolvidos, através de momentos de partilha gastronónica e de reconhecimento de tradições e trajes nacionais. Desde a primeira Sessão organizada pelo EYP Portugal, já fizeram parte de vários eventos os seguintes momentos:

 

EuroVillage

Parte integral das Sessões de Seleção Nacional e dos Inter-Regional Fora, a Eurovillage serve como momento de convívio e partilha cultural entre os demais participantes, celebrando a diversidade cultural que se encontra em todos os eventos do EYP. Neste momento, os participantes são convidados a partilhar petiscos gastronómicos tradicionais e utilizar trajes típicos da sua região/país.

 

EuroConcert

É o momento artístico das Sessões de Seleção Nacional por excelência, no qual os jovens demonstram os seus talentos para a música, dança e teatro, contribuindo para a fomentação do espírito multicultural e de partilha entre os participantes.